O potencial das TIC, quer no que se refere à natureza dos programas utilizados, quer às possibilidades de acesso à informação e comunicação disponíveis através da Internet, aliado à sua presença, cada vez mais marcante no nosso dia-a-dia, revela um contributo no enriquecimento dos contextos de aprendizagem.
A interacção com os computadores estimula a comunicação verbal e a colaboração entre as crianças. Estimula o uso de vocalizações em crianças com perturbações na fala, encorajando a produção de um discurso mais complexo e fluente.
No que se refere à linguagem escrita, a investigação demonstra que as TIC, designadamente a utilização de processadores de texto, proporcionam às crianças oportunidades de se envolverem na exploração de conhecimentos sobre representação simbólica, como direccionalidade da escrita e sequencialidade.
Para além de programas que trabalham competências especificas, constata-se a importância de as crianças utilizarem as TIC para desenvolverem a sua aprendizagem na área da leitura e da escrita de uma forma mais global e funcionalmente significativa, integrada no conjunto de outras actividades e servindo necessidades reais, como escrever uma receita, um aviso, uma lista de compras. Estes serviços são fáceis de aceder e muitas vezes sem custos.
A interacção com os computadores estimula a comunicação verbal e a colaboração entre as crianças. Estimula o uso de vocalizações em crianças com perturbações na fala, encorajando a produção de um discurso mais complexo e fluente.
No que se refere à linguagem escrita, a investigação demonstra que as TIC, designadamente a utilização de processadores de texto, proporcionam às crianças oportunidades de se envolverem na exploração de conhecimentos sobre representação simbólica, como direccionalidade da escrita e sequencialidade.
Para além de programas que trabalham competências especificas, constata-se a importância de as crianças utilizarem as TIC para desenvolverem a sua aprendizagem na área da leitura e da escrita de uma forma mais global e funcionalmente significativa, integrada no conjunto de outras actividades e servindo necessidades reais, como escrever uma receita, um aviso, uma lista de compras. Estes serviços são fáceis de aceder e muitas vezes sem custos.