Ao longo deste ano tive a oportunidade de verificar como as TIC podem influenciar o desenvolvimento de crianças Especiais.
Além de se revelarem uma fonte motivadora na realização de aprendizagens significativas, as TIC são o apoio que muitas crianças precisam para se sentirem felizes.

sábado, 27 de março de 2010

Software Educativo: Trissomia 21; Dislexia.

Na escola, uma criança com trissomia 21 vai adquirir competências académicas básicas como ler e escrever, tão bem como os restantes alunos. A única diferença é que pode demorar um pouco mais. Para o desenvolvimento das várias competências existem softwares educativos muito motivadores como Os Jogos da Mimocas que apresentam actividades de interesse relevante para o ensino pré-escolar e para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Este software foi concebido para ser usado no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais, nomeadamente, portadoras de Trissomia 21 e estão orientados para uma vasta faixa etária. Os seus principais objectivos são: Promover o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, a memorização do estímulo auditivo, a discriminação auditiva e visual e o processamento auditivo da informação; Promover a inteligibilidade, utilizando a palavra escrita como suporte visual da palavra oral; Aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática, recorrendo a actividades baseadas no processamento e na memória visual. Os Jogos da Mimocas aliam a educação e o entretenimento, aumentam a motivação para a aprendizagem.

sábado, 20 de março de 2010

Materiais e equipamentos

O termo tecnologias de apoio para a comunicação é vulgarmente utilizado para referir um conjunto de equipamentos e dispositivos que auxiliam o seu utilizador a expressar-se. Existem desde equipamentos que usam uma tecnologia simples (ex. tabelas “manuais”), até equipamentos que se baseiam na tecnologia de computadores, utilizando monitores e fala artificial.
As tecnologias de apoio mais comuns são as tabelas ou tabuleiros com letras, palavras, signos gráficos ou fotografias. É de acrescentar que estas tecnologias devem ser portáteis, de modo a poderem ser utilizadas em diferentes situações.

sábado, 13 de março de 2010

Comunicação Aumentativa e Alternativa

A fala, é a forma de expressão mais utilizada pelos seres humanos quando pretendem comunicar. No entanto, há muitas pessoas que, por razões diversas, estão incapacitadas de utilizar a fala de uma forma eficaz. Consequentemente, é necessário proporcionar-lhes tão cedo quanto possível um “sistema alternativo e/ou aumentativo de comunicação”.
Existem diversos Sistemas de Comunicação, desde gestos, a quadros de comunicação baseados em sistemas de símbolos gráficos até sistemas mais sofisticados baseados no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A Comunicação Aumentativa refere-se pois a qualquer tipo de comunicação suplementar ou de suporte que complemente o processo de comunicação ajudando uma pessoa a comunicar e a interagir com o meio envolvente. A Comunicação Alternativa permite a comunicação de quem não tem possibilidade de falar.
As tecnologias de apoio à comunicação são uma componente essencial do sistema aumentativo de comunicação e permitem aos seus utilizadores a transmissão de uma mensagem seleccionada ao seu interlocutor.
As tecnologias de apoio são parte integrante do sistema de comunicação. São dispositivos que não devem ser utilizados isoladamente, mas sim como uma técnica de utilização do sistema de comunicação.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica.
É produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual.
Sistema PIC (Pictogram Ideogram Communication): os “Pictogramas” são um sistema que foi concebido com o objectivo de possibilitar a comunicação e assim estimular e desenvolver as capacidades de percepção e conceptualização de pessoas impossibilitadas de comunicar oralmente.
Pode ser usado por crianças e jovens com atrasos acentuados no desenvolvimento intelectual, com dificuldades na fala e/ou com problemas a nível perceptivo.
Este método é composto por 400 símbolos que englobam mais de 400 conceitos.
Os símbolos graficamente são constituídos por figuras brancas, aperfeiçoadas, sobre um fundo preto, para reduzir as dificuldades de discriminação entre figura e fundo. Podem ser agrupadas por áreas de interesse, facilitando assim à criança a construção de frases.
Sistema SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação): é um sistema constituído por desenhos a preto que representam substantivos, verbos e adjectivos. O fundo sobre o qual o símbolo é desenhado pode ser branco ou de outra cor. É normal o emprego de cores comuns aos vários géneros (substantivos, verbos e adjectivos).
O SPC é apropriado para ser utilizado, tanto por pessoas cujas necessidades comunicativas sejam equivalentes a um nível de linguagem simples, como por pessoas com níveis de linguagem mais elaborados. Pode assim considerar-se como um sistema flexível que pode evoluir, ajustando-se às necessidades comunicativas do seu utilizador.